A startup mais discreta do Vale do Silício permite que os funcionários vendam US $ 425 mil em ações por ano.
Peter Thiel, Founders Fund, conversou com Caroline Daniel, do Financial Times, na Web Summit Center Stage, na Web Summit de 2014, em 6 de novembro de 2014, em Dublin, na Irlanda. Tristan Fewings / Getty Images
A Palantir é uma das maiores empresas de tecnologia privada no mundo, recentemente avaliada em US $ 20 bilhões. A empresa vende software de análise de dados para agências governamentais como o FBI e a CIA, bem como para empresas privadas.
Como é o caso de muitas outras startups de bilhões de dólares, isso criou uma certa tensão entre executivos que querem manter a empresa privada para evitar regulamentações onerosas e a distração de ser público, e investidores e funcionários que querem capitalizar a empresa. rápido crescimento até agora, relatam Elizabeth Dwoskin, Rolfe Winkler e Susan Pulliam no Wall Street Journal.
Mas Palantir deu um passo importante para manter os funcionários felizes: eles permitem que eles vendam até 10% de suas ações, até um máximo de US $ 425.000, a cada ano. Os funcionários usaram esse dinheiro para comprar coisas como casas, de acordo com o relatório.
Também é relativamente indulgente com os investidores que querem vender ações no mercado privado, e até mesmo um executivo da empresa atua como corretor.
Isso contrasta com a Uber, a maior startup de tecnologia de capital fechado, que exerce um controle rígido sobre suas ações e desestimulou as operações, forçando o preço para valores anteriores (e inferiores).
No caso de Palantir, as empresas de investimento criadas pelo cofundador Peter Thiel estão tentando vender mais de US $ 100 milhões em ações, embora o próprio Thiel tenha avisado a empresa de permanecer privada o maior tempo possível.
Empréstimo secreto de US $ 20 bilhões Palantir está comprando US $ 225 milhões de estoque de funcionários de troca de silêncio.
CEO da Palantir, Alex Karp. YouTube / Screenshot.
Palantir, o secreto lançamento de mineração de dados de US $ 20 bilhões cofundado por Peter Thiel, está comprando US $ 225 milhões de estoque de funcionários.
A captura, relata William Alden do BuzzFeed, é que funcionários e "certos" ex-funcionários são elegíveis para a oferta de recompra somente se concordarem com uma variedade de condições, incluindo:
A renovação de seus acordos de não divulgação. Um acordo para não divulgar os funcionários da Palantir por 12 meses. Uma promessa de não processar a empresa ou os executivos da empresa. Um acordo para não falar com a imprensa - e uma promessa de encaminhar quaisquer e-mails de repórteres para o Palantir dentro de três dias.
Se os funcionários da Palantir concordarem com esses termos, eles são elegíveis para vender 12,5% de seu patrimônio líquido, ou $ 500,000, das ações de volta para a empresa, o que for menor. Com US $ 7,40 por ação, a Palantir está oferecendo um preço mais alto do que o nível em que as ações preferenciais foram avaliadas por alguns investidores, informa o BuzzFeed.
É um grande pagamento para os funcionários da Palantir, que é apoiado pelo braço de capital de risco da CIA e que historicamente limitou os salários a taxas inferiores às competitivas e compensou a diferença com as opções de compra de ações.
Para o próprio negócio, essas regras são uma maneira de garantir seu veio de sigilo. Isso é especialmente importante agora, depois de um relatório anterior do BuzzFeed sobre a alta rotatividade de funcionários e a perda de clientes em Palantir, o que tem sido um embaraço para uma empresa que tenta manter um perfil discreto.
Palantir não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Visão Geral da Empresa da Palantir Technologies Inc.
Visão Geral da Empresa.
A Palantir Technologies Inc. desenvolve e constrói plataformas de fusão de dados para instituições públicas, empresas comerciais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. A empresa oferece o Palantir Gotham, uma plataforma que integra, gerencia, assegura e analisa dados empresariais; e Palantir Metropolis, uma plataforma que integra, enriquece, modela e analisa dados quantitativos. Fornece soluções nas áreas de antifraude, mercado de capitais, gestão de casos, resposta a crises, segurança cibernética, defesa, prontidão para desastres, resposta a doenças, prestação de serviços de saúde, ameaças internas, análise de seguros, inteligência, aplicação da lei, inteligência jurídica, pesquisa farmacêutica. e desenvolvimento e personalizado.
A Palantir Technologies Inc. desenvolve e constrói plataformas de fusão de dados para instituições públicas, empresas comerciais e organizações sem fins lucrativos em todo o mundo. A empresa oferece o Palantir Gotham, uma plataforma que integra, gerencia, assegura e analisa dados empresariais; e Palantir Metropolis, uma plataforma que integra, enriquece, modela e analisa dados quantitativos. Fornece soluções nas áreas de antifraude, mercado de capitais, gestão de casos, resposta a crises, segurança cibernética, defesa, prontidão para desastres, resposta a doenças, prestação de serviços de saúde, ameaças internas, análise de seguros, inteligência, aplicação da lei, inteligência jurídica, pesquisa farmacêutica. e desenvolvimento e aspectos personalizados. A empresa foi constituída em 2003 e está baseada em Palo Alto, Califórnia.
100 Hamilton Avenue.
Palo Alto, CA 94301.
Principais executivos da Palantir Technologies Inc.
Palantir Technologies Inc. Key Developments.
Uma possível venda da Palantir Technologies à Oracle e um IPO de US $ 30 bilhões surgiram em uma audiência sobre um processo de um investidor na empresa secreta de análise de dados. Foi relatado anteriormente que Marc Abramowitz testemunhou que o co-fundador e chairman da Palantir Technologies Inc., Peter Thiel, falou sobre uma venda no ano passado com o fundador da Oracle Corporation (NYSE: ORCL), Larry Ellison. Abramowitz também disse que o banco de investimentos Goldman Sachs Group lançou o Palantir em 2015 para fazer uma oferta pública inicial de US $ 30 bilhões. Isso teria sido cerca de um terço a mais do que a empresa era avaliada por investidores privados na época. A empresa Palo Alto e Abramowitz estão envolvidas em dois processos judiciais. Palantir processou KT4 Partners e Abramowitz, que é seu parceiro gerente, no outono passado. A empresa alega que Abramowitz roubou segredos comerciais e arquivou falsamente cinco patentes em seu nome pelo trabalho feito por Palantir. Em seguida, a KT4 Partners processou a Palantir em março, em Delaware, pedindo registros que podem mostrar que a empresa impediu a venda de parte de sua participação. Está buscando registros que dizem que podem apoiar esse pedido.
A First Book anunciou o First Book Needs Index, uma ferramenta de mapeamento dinâmico desenvolvida em parceria com a Palantir Technologies, uma plataforma líder de integração de dados, que integra as estatísticas de pobreza disponíveis publicamente com conjuntos de programas e salas de aula proprietários da First Book que atendem crianças carentes. O sistema totalmente pesquisável e interativo permite que as partes interessadas e os investidores direcionem os recursos para as comunidades desfavorecidas com nova precisão, bem como identifiquem e entendam os “recursos desertos” como áreas onde o acesso a recursos é especialmente escasso. O First Book Needs Index é um dos vários ativos analíticos que incluirão o First Book Insights, o centro de pesquisa planejado da organização que alavancará a experiência da First Book em fornecer às comunidades de baixa renda acesso a livros e recursos educacionais acessíveis e de alta qualidade. . O First Book Needs Index integra vários bancos de dados poderosos em um único sistema: dados disponíveis publicamente que medem as múltiplas dimensões da pobreza. As informações sobre as lacunas nas necessidades básicas de vida incluem dados de renda do Censo dos EUA, dados de distribuição de habitação pública do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA, dados do programa de alimentação de almoço e verão gratuitos do Departamento de Agricultura dos EUA e estatísticas no acesso ao seguro de saúde. Estatísticas adicionais fornecem medições da necessidade educacional, incluindo dados sobre o acesso a bibliotecas públicas, acesso a serviços de computador ou Internet e as localizações das escolas do Título I. Todos os dados podem ser pesquisados até o nível do condado, e as medidas podem ser ponderadas dinamicamente para criar visualizações das várias dimensões da pobreza em locais específicos. Conjuntos de dados adicionais disponíveis publicamente serão adicionados periodicamente à ferramenta. As idéias primárias do primeiro livro dos educadores que trabalham com crianças necessitadas. Por meio de pesquisas proprietárias e grupos focais da associação altamente engajada e responsiva da First Book a mais de 325.000 educadores, a First Book agregou um banco de conhecimento sem paralelos sobre as necessidades e características das comunidades de baixa renda. Os dados do Primeiro Livro podem ser filtrados pelas idades das crianças atendidas, foco no programa, idiomas falados, geografia, dados demográficos e o papel profissional do educador registrado. Geolocalização de sites parceiros. O Índice de Necessidades do Primeiro Livro também pode integrar bancos de dados de parceiros, para permitir a visualização de necessidades específicas para as comunidades nas quais eles estão localizados.
Palantir pagará US $ 1,7 milhão ao Departamento do Trabalho dos EUA para resolver as acusações de discriminação racial. O Departamento do Trabalho anunciou o acordo, que ordena à Palantir que pague os salários e o valor das opções de ações para os candidatos asiáticos contra os quais discriminou no processo original de contratação. Oito dos candidatos também receberão novas ofertas de emprego da empresa como parte do acordo. Em uma denúncia apresentada no ano passado, o Departamento de Trabalho alegou que Palantir usou um processo de contratação e procedimento de seleção que tornaria mais difícil para os candidatos asiáticos obter cargos de engenharia de software.
Empresas privadas similares por setor.
Transações de empresas privadas recentes.
As informações e os dados exibidos neste perfil são criados e gerenciados pela S & P Global Market Intelligence, uma divisão da S & P Global. A Bloomberg não cria ou controla o conteúdo. Para consultas, entre em contato com a S & P Global Market Intelligence diretamente clicando aqui.
Cotações de ações.
Os dados do mercado são atrasados pelo menos 15 minutos.
Empresas privadas mais pesquisadas.
Comentários financeiros patrocinados.
Links patrocinados.
Procurar empresas A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z | 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9.
Apenas um representante da empresa pode solicitar uma atualização para o perfil da empresa. Será necessária documentação.
Para entrar em contato com a Palantir Technologies Inc., visite o palantir. Os dados da empresa são fornecidos pela S & P Global Market Intelligence. Use este formulário para reportar quaisquer problemas de dados.
Todas as alterações de dados exigem verificação de fontes públicas. Inclua o valor ou os valores corretos e uma fonte onde podemos verificar.
Palantir para comprar até $ 225 milhões de estoque de funcionários.
O "evento de liquidez" oferecerá aos empregados atuais e anteriores US $ 7,40 por ação para suas ações ordinárias - um preço acima, em que alguns grandes investidores valorizam suas próprias participações Palantir.
Team Palantir participa da competição Tug-a-Rope durante o evento da Fundação Sports Silicon Valley do Instituto Fundador em 13 de julho de 2013.
A Palantir Technologies, uma das startups mais valorizadas do Vale do Silicon, planeja comprar até US $ 225 milhões de suas próprias ações ordinárias que são de propriedade de funcionários atuais e antigos, em uma mudança que poderia proporcionar algum alívio para os funcionários crescendo ansiosos com a perspectiva de virar suas ações em dinheiro.
O chamado "evento de liquidez" será realizado a um preço de US $ 7,40 por ação, disse Palantir em um memorando para a equipe que foi obtida pelo BuzzFeed News. Os empregados - cuja remuneração é ponderada fortemente em relação às opções de compra de ações - foram convidados a vender até 12,5% do patrimônio líquido, ou US $ 500,000, o que for menor.
O preço de US $ 7,40 oferecido para ações ordinárias está significativamente acima do nível em que vários investidores de fundos mútuos estão atualmente avaliando ações preferenciais da Palantir - ações que normalmente são valorizadas acima do estoque comum. Em 31 de março, pelo menos três fundos - gerenciados ou co-gerenciados pelas ações preferenciais Palantir da Morgan Stanley, Fidelity e Transamerica em US $ 5,92 cada, 48% abaixo do preço em uma rodada de financiamento no ano passado.
Um fundo, administrado pela Valic, uma divisão da AIG, está avaliando suas ações preferenciais em apenas US $ 3,79, um desconto de 67% para a avaliação do ano passado. Os dados de avaliação foram coletados pela empresa de pesquisa Morningstar.
Os representantes dos fundos não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.
Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com esse repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como Telegram, Signal ou WhatsApp, no telefone 310-617-1302. Você também pode enviar um email criptografado para will. aldenbuzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.
Propaganda.
Não se pode determinar se a Palantir planeja vender as ações ordinárias a investidores externos depois de comprá-los de funcionários. É o que a empresa planejou fazer depois de um evento de liquidez similar no ano passado, de acordo com um e-mail interno da época.
A porta-voz de Palantir, Lisa Gordon, não respondeu a múltiplos pedidos de comentários. A empresa de análise de dados de 12 anos, baseada em Palo Alto, Califórnia, foi avaliada em US $ 20 bilhões por investidores na rodada de financiamento de 2015, tornando-se o terceiro empreendimento de tecnologia americano mais valorizado, atrás de apenas Uber e Airbnb.
O último evento de liquidez faz parte de um esforço mais amplo da Palantir para resolver o desconforto de sua equipe. Mais de 100 funcionários, incluindo vários altos executivos, deixaram a empresa este ano até meados de abril, BuzzFeed News relatado no início deste mês. Em 22 de abril, o CEO Alex Karp anunciou um aumento salarial de 20% para todos os funcionários que trabalharam há pelo menos 18 meses e cancelou revisões anuais de desempenho, o que ele sugeriu não estavam funcionando, informou a BuzzFeed News.
Em uma resposta ao artigo, o co-fundador da Palantir, Joe Lonsdale, escreveu que, enquanto muitos funcionários trabalham na empresa por razões "motivadas por missão", "a equação financeira importa muito 12 anos em qualquer empresa".
"Os salários aumentaram dramaticamente em nosso espaço nos últimos cinco anos", escreveu Lonsdale, que agora é capitalista de risco. "Mas apesar das recomendações de pessoas idosas que também me perguntaram sobre isso no ano passado, Palantir nunca mudou seu limite salarial inferior até o mês passado".
(Lonsdale também descreveu o artigo do BuzzFeed News como “autocongratulatório e negativo, o que é esperado no ambiente de clickbait de baixo custo”).
Antes do aumento de salário, Palantir tinha salários máximos em níveis muito inferiores aos que os principais engenheiros podem comandar no Vale do Silício. Isso compensou isso, pagando os funcionários em grande parte em opções de ações, tornando-os sensíveis à percepção de que a empresa pode não estar à altura de sua avaliação ambiciosa.
Como Palantir envelheceu - evitando ir a público - muitos ex-funcionários ficaram inquietos enquanto esperavam para sacar. Um número se transformou em corretores externos no mercado secundário opaco, onde os negócios podem demorar alguns meses e os preços são inconsistentes.
Karp abordou este sentimento em seu memorando de 22 de abril, dizendo que ele entendeu "a necessidade de liquidez" e que pretende manter um evento de liquidez nas próximas quatro semanas.
Os termos do último evento de liquidez mudaram desde o ano passado, disse Palantir no memorando da sexta-feira. Em abril de 2015, comprou ações ordinárias em US $ 6,13 por ação e participação de funcionários limitados em 10% do patrimônio líquido ou US $ 425,000, o que for menor.
No ano passado, a Palantir comprou apenas US $ 50 milhões de ações de funcionários, o que significa que a compra planejada total é 4,5 vezes maior desta vez. O memorando dizia que os funcionários têm até as nove da noite. em 17 de junho para decidir sobre sua participação na oferta.
Palantir também disse à equipe que pode introduzir políticas que desestimulem as vendas de ações feitas fora de seus canais oficiais. Entre as possíveis mudanças a serem incorporadas em ofertas futuras, o memorando da empresa disse que está "limitando a elegibilidade e / ou a participação de indivíduos que venderam ações fora dos eventos de liquidez da Palantir".
Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com esse repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como Telegram, Signal ou WhatsApp, no telefone 310-617-1302. Você também pode enviar um email criptografado para will. aldenbuzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.
William Alden é um repórter de negócios da BuzzFeed News e tem sede em São Francisco. Alden cobre o setor de tecnologia.
Você está quase lá! Verifique sua caixa de entrada e confirme sua assinatura agora!
Você está quase lá! Verifique sua caixa de entrada e confirme sua assinatura agora!
Palantir Technologies.
Sede: Palo Alto, Califórnia.
Investidores chave: Fundadores Fund, In-Q-Tel e co-fundadores de Karp, Peter Thiel, Stephen Cohen, Nathan Gettings e Joe Lonsdale.
Estatísticas Vitais.
A plataforma de Palantir é implantada contra o terrorismo, tráfico de seres humanos, tráfico de armas, tráfico de drogas, fraude, desperdício e abuso, anéis de pornografia infantil e doenças transmitidas por alimentos.
Na ruptura.
2014 CNBC Disruptor 50.
Palo Alto tem sido a cidade do Vale do Silício para pequenas start-ups, mas Palantir está ficando grande e não tem planos de sair.
Apenas cinco das 50 empresas da lista CNBC Disruptor 50 do ano passado foram publicadas ou foram adquiridas.
O CNBC está iniciando a busca pelo próximo Disruptor 50.
Com o IPO pendente da Etsy, você começará a ouvir mais sobre a B Corps, uma certificação de governança, padrões ambientais e voluntariado.
Mais de 2014 CNBC Disruptor 50.
Bitcoin, ethereum e ondulação viram seus preços tanque.
A Dell Technologies confirmou que está considerando uma série de opções, combinando com a VMware ou uma oferta pública da Dell.
O negócio da nuvem do Google chegou a um ponto em que não há "bloqueadores de negócios", disse a chefe da nuvem Google, Diane Greene, à CNBC em uma entrevista de quinta-feira.
Últimos Relatórios Especiais.
Dê uma olhada em profundidade no mundo da medicina moderna - examinando os tratamentos, empresas e pessoas que fazem a diferença na forma como tratamos doenças e lesões hoje e estabelecendo a base para os tratamentos médicos de amanhã.
Cobrindo o conjunto completo de ferramentas e estratégias para investidores de longo prazo: como tomar as flutuações cotidianas do mercado com tranquilidade e quando saber que é hora de agir ou se proteger contra grandes mudanças econômicas.
Uma visão global do mundo dos investimentos, das tendências desenvolvidas na Europa e na Ásia aos mercados de fronteira menos explorados.
Os funcionários ex-Palantir estão se esforçando para vender suas ações.
"A demanda evaporou" para as ações que compõem a maior parte dos pacotes de pagamento da Palantir, e o CEO da empresa parece ciente da angústia financeira de sua equipe.
Os ex-funcionários de uma das startups mais valiosas do Silicon Valley estão lutando para tirar proveito das opções de ações que formaram a maior parte de seus pacotes de pagamento.
À medida que cresceu em uma empresa de US $ 20 bilhões, a Palantir Technologies convenceu os engenheiros de nível superior a aceitar salários considerados magros pelos padrões do Vale do Silicon, emparelhando os salários relativamente baixos com generosas bolsas de opções de ações. Mas alguns antigos funcionários que aceitaram essa pechincha, bancando em uma ganância antecipada futura, estão reclamando que o mercado de suas ações foi "completamente morto".
As queixas aumentam a pressão sobre o CEO da Palantir, Alex Karp, que há muito alegou que a empresa evitaria os mercados públicos. Esta semana, Karp reconheceu publicamente que estava "posicionando" a Palantir para uma oferta pública inicial, como parte dos esforços para recompensar funcionários com fome de dinheiro.
Essa inversão não saiu do nada. Um coro de reclamações surgiu em um grupo privado do Facebook para ex-alunos da Palantir, com muitos ex-funcionários expressando preocupação e arrependimento por sua incapacidade de vender suas ações. Em setembro e outubro, dois ex-funcionários promoveram possíveis oportunidades de se unir para vender um bloco de ações, incluindo uma tentativa mal sucedida de organizar uma venda na China.
Numerosos outros ex-funcionários compartilharam histórias pessoais: alguns disseram que precisavam do dinheiro para comprar uma casa ou pagar dívidas, enquanto outras disseram que tiraram um empréstimo para financiar o processo de transformar as opções em ações. Um deles disse que era "enfurecedor" tentar vender suas ações em um mercado de "porcaria".
Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com este repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como Signal ou WhatsApp, em 310-617-1302. Você também pode enviar um email criptografado para will. aldenbuzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.
Propaganda.
Em comparação com o ano passado, quando o estoque foi muito procurado, a demanda entre os grandes investidores para as ações da Palantir recentemente ficou frio, dois corretores que se especializaram em ações iniciantes disseram à BuzzFeed News.
Esse calafrio revela mais sobre a natureza inconstante e às vezes inescrutável dos mercados de ações de startups do que sobre a saúde empresarial da Palantir, que ganha dinheiro analisando dados para clientes corporativos e governamentais. Mas agitou a frustração entre funcionários atuais e antigos.
Uma reclamação sobre a compensação abaixo do mercado de Palantir foi a questão mais votada em uma sessão interna de perguntas e respostas na primeira parte deste ano, com 259 votos dos funcionários, segundo um documento interno revisado pelo BuzzFeed News. "Nossa compensação em dinheiro + bônus está abaixo do mercado de tecnologia e nosso crescimento de patrimônio diminuiu significativamente", disse a pergunta, colocada de forma anônima por um empregado. “O total comp não é competitivo; ainda mais devido à falta de liquidez ". O questionador continuou:" Estamos planejando mudar nosso modelo de compensação? "
Palantir moveu-se para resolver tais preocupações em abril, anunciando que elevaria os salários para muitos funcionários em 20% e ofereceria para comprar uma parte das ações dos funcionários.
Mas na quarta-feira, 26 de outubro, em outro movimento que parecia apontar para aplacar funcionários e investidores, Karp deu a indicação mais forte ainda que um IPO poderia estar no horizonte - embora não seja uma certeza. "Agora estamos posicionando a empresa para que possamos ser públicos", disse ele a partir do palco de uma conferência de tecnologia hospedada pelo Wall Street Journal em Laguna Beach, Califórnia. "Não estou dizendo que iremos a público, mas é uma possibilidade."
Um IPO proporcionaria um pagamento para grandes investidores, incluindo o co-fundador e presidente da Palantir, Peter Thiel. "É claro que eu quero que meus investidores sejam felizes", disse Karp, "mas as principais pessoas que me interessam são as pessoas de olhos arregalados de Palantir que trabalham dia e noite".
Um porta-voz da Palantir recusou-se a comentar.
Com uma avaliação de US $ 20 bilhões, a Palantir é a terceira maior empresa de tecnologia americana, atrás apenas de Uber e Airbnb. É também, de longe, o mais antigo desse grupo de elite, o que significa que seus funcionários esperaram muito tempo pelo seu dia de pagamento de ações. Fundada em 2004, a Palantir é tão antiga quanto o Facebook - que abriu seu capital em 2012. Nos anos de tecnologia, é uma geração mais velha que a Airbnb, fundada em 2008, e a Uber, fundada em 2009. O Snapchat, muito mais novo, foi fundada em 2011, supostamente está planejando um IPO no começo do próximo ano, o que poderia fazer com que sua avaliação saltasse para a Palantir's.
As opções de compra de ações têm sido fundamentais para a compensação no Palantir. Um modelo de 2015 para uma carta de oferta da Palantir deu aos novos contratados a capacidade de escolher entre três pacotes de pagamento diferentes, com salários de caixa mais baixos correspondentes a quantias maiores de opções de ações. “É nossa esperança e convicção que essas opções acabarão por constituir a maior parte da sua compensação global”, diz este documento interno da Palantir, que foi revisado pelo BuzzFeed News.
Para ilustrar o valor potencial das opções, o modelo de carta de oferta convida novas contratações para imaginar um cenário em que a avaliação da Palantir fosse de US $ 50 bilhões, ou US $ 100 bilhões - ou até US $ 200 bilhões. "Embora os valores na tabela abaixo sejam hipotéticos e inerentemente incertos, queremos enfatizar nossa crença no potencial de Palantir para se tornar uma empresa de US $ 100 bilhões", diz a carta.
Enquanto espera que esse sonho se materialize, a empresa busca aliviar a angústia financeira entre seus funcionários. Realizou um “evento de liquidez” este ano que deu aos atuais e ex-funcionários uma oportunidade de vender uma fração de suas ações. Mas Palantir também indicou que queria restringir as vendas de ações feitas fora de seus canais oficiais, alertando que a venda para pessoas de fora poderia tornar o pessoal inelegível para futuros eventos de liquidez.
Que o mercado externo não tenha zumbido exatamente com a atividade de negócios de qualquer maneira. A negociação de ações de empresas privadas é opaca e fragmentada, e os dados são difíceis de obter. Mas os dois corretores que falaram com o BuzzFeed News disseram que a prolífica captação de recursos de Palantir - a empresa arrecadou mais de US $ 2,5 bilhões em capital, segundo o provedor de dados PitchBook - pode ter diminuído o apetite dos investidores. Um número de grandes investidores que queriam um pedaço de Palantir já tem um, disseram eles.
Em maio, o BuzzFeed News revelou alguns dos contratempos que Palantir experimentou ao buscar expandir-se além de suas raízes como contratada do governo e atrair grandes corporações. O artigo, baseado em documentos internos e entrevistas com insiders, informou que a Palantir havia perdido alguns clientes corporativos importantes, estava lutando para impedir a saída de funcionários e registrava receita que era uma fração de suas reservas de clientes.
Na conferência de quarta-feira, Karp foi questionado sobre as perdas de clientes, que incluíram Coca-Cola, American Express e Nasdaq. "Nós namoramos muito antes de nos casarmos", ele respondeu.
Mesmo antes de o artigo ser publicado, membros do grupo privado do Facebook para ex-alunos da Palantir expressaram preocupação com a venda de suas ações no chamado mercado secundário. O BuzzFeed News está retido os nomes dos antigos funcionários para proteger sua privacidade.
“Alguma segunda quota de mercado acontecendo agora? Meu corretor desapareceu ", um ex-funcionário postou em abril.
"Ainda há negócios periódicos acontecendo", respondeu outro. "Uma que eu conheço agora, mas já está cheia."
"Sim, a demanda evaporou", disse outro.
Mais recentemente, no entanto, algumas das postagens assumiram um tom urgente, já que as vendas apareceram cada vez mais escassas. Opções são contratos para comprar ações a um determinado preço; para usá-los, o proprietário deve pagar esse preço além dos impostos aplicáveis - o que pode equivaler a uma grande fatura. Além disso, as opções expiram em um determinado ponto se não forem usadas, adicionando pressão de tempo à equação.
No mercado público, os proprietários de opções podem facilmente vender uma parte de suas participações para cobrir a conta de impostos e o preço de exercício. Mas essa estratégia é muito mais complicada no mercado privado, e houve algum debate no grupo do Facebook sobre se Palantir iria permitir isso.
Em setembro, um ex-funcionário perguntou ao grupo se alguém estava "chegando no prazo de 3 anos", solicitando conselhos sobre "abordagens que as pessoas estão recebendo dado o mercado privado menos do que estelar".
Entre as respostas, um ex-funcionário relatou retirar "um empréstimo pessoal para cumprir o prazo de exercício".
Outro escreveu: "Estou no mesmo barco: 3 anos a chegar em abril, o mercado é uma porcaria, e provavelmente não tenho os recursos disponíveis para um empréstimo. O fato de que é tão difícil de vender é irritante e estou desejando que eu tenha tomado a opção de salário "alto" (o que TBH não era tão alto para começar) ".
"No mesmo barco", escreveu outro. "Com a esperança de comprar uma casa no próximo ano e realmente não poderia envolver minha cabeça jogando tanto dinheiro além do estresse e do trabalho necessário para processar".
O ex-funcionário que iniciou essa discussão aparentemente não recebeu muito consolo. Em resposta a uma publicação posterior, que perguntou se havia "qualquer venda de mercado secundário de vendas", este ex-funcionário escreveu: "Desculpe ser o portador de más notícias, mas o mercado está completamente morto no momento".
Esta pessoa citou então um corretor não identificado dizendo: "Não há absolutamente nenhuma mudança em Palantir. As pessoas que compraram através de nós estão tentando vender agora. Eu não vejo isso mudar sem que a empresa mude seu tom em um IPO ".
Outros no tópico compartilhou fragmentos de informações que eles disseram ter ouvido dos corretores. De acordo com um, um corretor "me disse que há alguns vendedores" insensíveis a preço "que satisfazem a pouca demanda existente".
Outro ex-funcionário escreveu: "Estou interessado em juntar-se a qualquer venda, também tenho um ano para pagar uma dívida pesada com o produto". A pessoa adicionou um emoji de face neutra.
Com os compradores escassos, um ex-funcionário tentou olhar através do Pacífico.
"Eu falei com alguém que vendeu corretores na China, eles disseram que podem estar dispostos a obter algo juntos se houver o suficiente de nós", eles escreveram acima de um link para um Google Doc que pediu aos outros que divulguem informações sobre suas participações.
Um dos questionários questionou se esse processo realmente se transformaria em uma venda - os potenciais investidores poderiam estar apenas “pescando informações sobre preços” - e outro advertiu o cartaz original contra “atuar como um agente para um grupo de vendedores”. disse que a consulta foi "apenas pretendida como uma verificação de interesse".)
No final, nada disso importava. "Não é provável que vá a algum lugar nos próximos dois meses", escreveu o ex-funcionário que publicou a oportunidade mais tarde. "Desculpe se eu tenho esperanças de alguém."
No começo deste mês, outro membro do grupo publicou sobre uma oportunidade de vender opções através da EquityZen, uma empresa que organiza pequenas transações de ações da empresa privada. Esse ex-funcionário aconselhou outras pessoas a entrar em contato com o CEO da EquityZen, fornecendo o endereço de e-mail do CEO. Mas, menos de 12 horas depois, outro ex-funcionário respondeu dizer que o acordo "já foi enviado", o que significa que a oportunidade passou.
"Dang", escreveu outro membro.
As discussões no grupo sobre notícias relacionadas ao Palantir voltam frequentemente a um tema familiar. Em setembro, por exemplo, o Departamento de Trabalho acusou Palantir de discriminar os candidatos a emprego asiáticos, uma reivindicação que Palantir rejeitou posteriormente como "falho e ilógico". Em um tópico sobre as alegações, um ex-funcionário encontrou um ângulo financeiro.
"Eu certamente espero que este não seja um processo caro para eles defenderem", escreveu essa pessoa. "Eu não pretendo entender como o sistema legal funciona em casos como este, mas geeeeez isso não é bom para qualquer um de nós que procura liquidez a um preço justo em breve."
Se você tiver informações ou dicas, entre em contato com este repórter em um serviço de bate-papo criptografado, como Signal ou WhatsApp, em 310-617-1302. Você também pode enviar um email criptografado para will. aldenbuzzfeed, usando a chave PGP encontrada aqui.
William Alden é um repórter de negócios da BuzzFeed News e tem sede em São Francisco. Alden cobre o setor de tecnologia.
Você está quase lá! Verifique sua caixa de entrada e confirme sua assinatura agora!
Comments
Post a Comment